quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vamos sorrir mais e viver mais!




Vamos sorrir mais e viver mais!

Já dizia Vinicius de Morais: “A alegria é a melhor coisa que existe”. Desta vez, ciência e poesia andam juntas: o otimismo também é um amigo fiel da saúde e da longevidade.
Como exemplo vamos imaginar um corpo de água até a metade, você diria que ele está meio cheio ou meio vazio? Se a resposta for à primeira (meio cheio), parabéns! Você faz parte do grupo dos otimistas e sua saúde só tem a ganhar. Pesquisas sempre mostram como o pensamento positivo previne doenças e ajuda a superá-las. O mote não é novidade para ninguém. “Desde o grego Hipócrates, o legendário pai da medicina, que viveu 100 anos antes da era cristã, já se sabia que as emoções podem piorar ou desencadear vários males. Mas foi, sobretudo nas ultimas três décadas que os cientistas conseguiram explicar como o otimismo contribui para nossa saúde”. (CRISTINA NABUCO)
“Hoje sabemos que há uma relação intima entre os sentimentos e o funcionamento do organismo. O pensamento positivo favorece a liberação de mensageiros químicos cerebrais que ativam o sistema imunológico. O pessimismo ao contrário, desativa as defesas, deixando a pessoa mais vulnerável ao ataque de agentes externos (como vírus e bactérias) ou internos (como as células defeituosas que dão origens a tumores)”.  (Carmen Bueno Neme, professora da UNESP em Bauru SP) Então é certo, otimistas vivem mais.
Uma coisa parece certa: para vivemos mais e melhor não basta caprichar só na alimentação e na malhação. É preciso também exercitar o espírito. Então vou trazer algumas sugestões para treinar as emoções da forma, de acordo com o Psiquiatra paulista Cyro Masci:
·         Dê risadas. Não importa que o ditado esteja surrado, rir continuar sendo um excelente remédio. O médico americano William Fry, estudioso do riso, compara uma boa gargalhada a um jogging interno: exercita os músculos da face, ombros, diafragma e abdômen. Estimula a respiração, a atividade cardíaca, a circulação e a oxigenação dos tecidos. Portanto, não perca oportunidades de dar risadas. Vale assistir a comédias, ouvir piadas, jogar conversa fora com os amigos.
·         Aprenda a lidar com a raiva. Pessoas explosivas têm quatro vezes mais chances de desenvolver doenças do coração do que as demais. O mais saudável para da fim á raiva é aprimorar a tolerância e praticar o velho e eficiente ‘conte até dez antes de agir’.
·         Cultive amigos verdadeiros. Laços afetivos intensos com amigos, familiares, colegas e até animais domésticos amortecem as dificuldades cotidianas. Pesquisas sugerem que, em geral, as pessoas casadas (ou com parceiro fixo) são mais saudáveis do que as solteiras. Mas, convém destacar, só se a relação tiver boa qualidade. Senão, causa tamanho desgaste que arrasa o sistema imunológico.
·         Busque apoio quando necessário. Mesmo nos casos mais graves o suporte emocional faz diferença.
Então é isso, vamos cultivar mais a alegria, o pensamento positivo e estimular cada vez mais o riso, para que possamos viver mais e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário